Tipos de Cyberbullying

24-01-2013 09:31

O fenómeno Cyberbullying tem vindo a crescer.O silêncio das vítimas e o anonimato dos agressores calam-no. É importante a divulgação dos mais diversos artigos sobre esta área temática para conhecimento da sociedade de uma nova realidadde que veio com o desenvolvimento das novas tecnologias, tais como o telemóvel e a internet.

São várias as tipologias deste fenómeno que de seguida vou dar a conhecer.

1- Ameaças/Perseguições - Os agressores servem-se do e-mail, MSN, telemóveis para envio de mensagens amaeçadoras e de ódio para vítimas.

2- Roubo de Identidade ou palavra-passe - O agressor ao conseguir estes dados entra nas contas da vítima e utiliza-as.

3- Criação de páginas falsas do perfil - O indivíduo faz uma página na Internet sobre a vítima, colocando informações maldosas e falsas e dados reais como por exemplo a morada da vítima.

4- O uso de blogues - Os blogues consistem numa espécie de diário online. Os agressores, por vezes aproveitando-se disso colocam comentários lesivos para o/ autor(a) ou criam um outro blogue para "gozar" com o da sua vítima.

5 - Envio de imagens por mais diversos meios - Envio de imagens verdadeiras ou manipuladas que depressa se proliferam por vários cibernautas e em vários sites na Internet ou pelo telemóvel. Causa um enorme constragimento á vítima.

6- Sítios de votação - Existem vários sítios na Internet que permitem criar votações. Já tem acontecido algumas vezes e nalgumas redes sociais como o Facebook de criaram votações para o "Mais impopular" da escola.

7- Inscrições em nome da vítima - É perfeitamente possível que o agressor inscreva usando os dados da vítima em sítios na Internet de pornografia, racistas ou outros.

8- Envio de Vírus - A precocidades dos cibernautas leva a que muitos deles percebam mais do que alguns adultos. O envio de vírus deixou de ser só para adultos. Crianças e jovens para prejudicarem os seus pares enviam-lhes vírus para danificarem o computador e conseguir obter palvar-passe.

9- Discussão direta "Flmaming" - Discussão curta, mas acesa utilizando as tecnologias da informação. Pode ser realizada entre dois ou mais intrevenientes num chat, fórum ou grupos de discussão. Veja-se, por exemplo quem visita o site Secret Story (reality show ) da TVI e vá o Fórum pode se ler as mensagens encontra exemplos para esta categoria.

10 - O Molestar ou assédio, “harassment” - Envio de mesagens repetidas a um alvo.

11- O Denegrir/ Calunia/ Difamação - Denegrir quer dizer  difundir online, e nas mais variadas plataformas, comentários, fotos, imagens adulteradas, cartoons, musicas, etc., depreciativos e irreais sobre a vitima. Estes  podem ser enviados por e-mail, colocados em blogs, sites ou fóruns.

12 - Enganar- Enganar a vítima fazendo com que esta forneça dados pessoais como fotografias e moradas. Estas informações são depois utilizados de forma descontextualizada. A vítima sofre duplamente. Em primeiro lugar porque foi enganada e em segundo porque vê informações suas divulgadas na Internet.

13 - Exclusão - A exclusão de um membro de um determinado grupo é encarada pelo membro excluído como a sua “ morte social”.

14 - Pressão constante, CYberstalking - O acto de perseguir via Internet outro, constante e sub-repticiamente, ou o delito de perseguir ou “passear” perto da vitima, muitas vezes sub-repticiamente, com o objetivo de irritar, molestar a pessoa ou cometer um crime, tais como assalto, agressão física ou violação.

15- Happy Slapping - Grupo de adolescentes que agride uma outra jovem e há um elemnto que filma esssa agressão e coloca a circular na Internet. O célebre caso em Portugal da jovem agredida em Benfica, muito divulgado pelos media é exemplo disso.

16 - Sexting - Envio de imagens sexuais , o seja raparigas nuas fotografaddas nos balneários que depois são divulgadas descontextualizadas e denegridem a sua imagem.

17 - O “Outing” - "O “outing” não é mais do que “sexting” provocado, induzido ou permitido pela vítima. Esta ultima publica ou envia fotos/ filmes que a podem comprometer. Normalmente estas imagens/ filmes são de cariz sexual, erótico ou de possível alvo de gozo (filmar-se a fazer de palhaço e depois divulgar online, é “abrir um flanco” para possíveis ataques.)
O “outing” pode ser inocentemente executado, ou com intenção de chamar a atenção sobre si… conseguindo esse mesmo objectivo, com o pior resultado pessoal possível. Neste caso a máxima “ Falem bem, falem mal, falem de mim” é enganadora e prejudicial." (Pedro Ventura)

18 - Fight - Filmagens de lutas entre adolescentes nomeadamente entre raparigas e fortemebte divulgadas na internet e pelos media portugueses. Há autores que dizem que o caso de Benfica tambem se aplica nesta definição.

P.A.