Sequestro Digital
Em grande parte dos lares há pelo menos um computador. E, hoje, a grande preocupação dos usuários da Internet é a segurança online.
Tem vindo a aumentar o Sequestro Digital ,mais conhecido por Ransomware. Trata-se de um malware que surgiu em meados de 2009 com o objetivo de roubar dados dos usuário e extorqui-lhes dinheiro para a sua recuperação. O hacker nunca se identifica e usa meios tradicionais como a criptografia (chave secreta) para chegar a vítima bloqueando-lhe o acesso a pastas com conteúdos de fotografias e textos pessoais. Depois o cibercriminoso na língua da vítima enia uma mensagem com o logotipo de um órgão oficial, na maioria das vezes da Policia para pedir dinehiro á vitima pelos dados roubados.
Atenção porque ao efetuar o pagamento nem sempre tem acesso aos dados de volta.
Deixamos aqui neste post uma imagem ilustrativa de Sequestro Digital.
O QUE FAZER EM CASO DE SEQUESTRO DE DADOS
1) O pagamento da taxa não implica necessariamente na liberação do conteúdo. Por isso, não adianta negociar com os sequestradores virtuais.
2) Os especialistas de segurança recomendam que o usuário não efetue o pagamento.
3) A dica para não ficar refém desses ataques é fazer o backup (cópia de segurança) de todos os arquivos contidos na máquina, em um HD externo ou em serviços da nuvem.
Patrícia Azevedo