Predador seduz crianças na net
Jovem, de 19 anos, criou perfil falso no Facebook, fingindo ser uma mulher. Convencia os menores a posarem nus para a câmara web e ameaçava-os.
Disfarçado de mulher, um predador sexual, jovem de 19 anos, residente em Coimbra, criou um falso perfil na rede social Facebook, da internet, e convencia adolescentes a despirem-se para a câmara web. Após vários meses a seduzir rapazes, menores de 15 anos, a PJ do Centro deteve-o em flagrante – com imagens de adolescentes em várias poses pornográficas. A detenção do suspeito, trabalhador do comércio, foi anunciada ontem.
A abordagem às vítimas era sempre feita através das redes sociais. Apesar de o perfil da falsa mulher não ter fotografia, o suspeito conseguia convencer os menores através de mensagens de cariz sexual. Perante falsas promessas de encontros sexuais, os adolescentes posavam nus para as câmaras e enviavam-lhe as imagens. Mas, atrás do monitor, estava um jovem predador que só teria como objetivo satisfazer se sexualmente.
Quando as vítimas começaram a desconfiar das desculpas que a ‘mulher’ arranjava para nunca ligar a câmara, e passaram a recusar os seus pedidos, cada vez mais ousados, o suspeito ameaçava divulgar as imagens que já tinha em seu poder. À PJ chegaram, para já, duas queixas apresentadas pelos pais dos menores, ambos residentes na zona de Coimbra. Admite-se, no entanto, que possam existir mais vítimas, que ainda não apresentaram queixa, pelo que as investigações vão prosseguir.
Fonte da PJ alerta, através do CM, para a necessidade de adotar cuidados nas redes sociais e aconselha as pessoas para que "não se deixem filmar em poses íntimas". Presente a primeiro interrogatório judicial, o predador sexual ficou obrigado a apresentar-se semanalmente às autoridades e está proibido de aceder à internet. A PJ apreendeu o equipamento informático usado pelo suspeito e também diversos petardos que tinha em casa.
Escrito por: Paula Gonçalves. Correio da Manhã dia 7 de fevereiro de 2014