Estratégias utilizadas pelos cyber-agressores

10-01-2013 15:12

Os pontos seguintes são estratégias utilizadas pelos cyber-agressores contra os seus alvos:

  • Insultar (Bashing) – Utilizar a Internet para cometer ataques verbais directos ou por via de imagens, em qualquer altura. Os cyber-agressores colocam comentários em blogues ou enviam mensagens de texto através do telefone. Podem, também, fotografar os sujeitos-alvo ou roubar fotos de uma fonte da Internet para alterar as fotografias de forma prejudicial ou adicionar comentários difamatórios e partilhá-los online para que sejam vistas por outras pessoas. Uma tendência crescente é a gravação de vídeos de alunos a serem espancados, e que são depois colocados online.

  • Exclusão (Exclusion ) – Ser excluído de participar em actividades online com os seus pares, o que pode causar um sentimento de rejeição. A exclusão pode ocorrer num ambiente de jogos online, de blogues de grupo, ou de uma outra qualquer comunidade protegida por palavra-chave. A exclusão também pode ocorrer num ambiente de mensagens instantâneas ou de mensagens de texto.

  • Manifestar ódio (Flaming) – Uma discussão intensa, de curta duração, que muitas vezes incluí linguagem vulgar, rude e ofensiva, insultos e por vezes ameaças. Pode ocorrer através de mensagens instantâneas ou mensagens de texto, em blogues de sites de redes sociais, salas de conversação, fóruns de discussão, ou sites de jogos online.

  • Revelação de segredos (Outing) – Revelar segredos ou informações privadas ou pessoais sobre o sujeito-alvo, provocando vergonha ou humilhação. Uma forma comum de revelação de segredos é o reencaminhamento de uma mensagem do sujeito-alvo que contém informação pessoal e íntima.

  • Dissimulação (Posing ) – Uma forma de agressão indirecta, na qual um cyber-agressor cria sites na Internet, fingindo ser o sujeito-alvo. Outra alternativa é a utilização da informação de acesso do utilizador-alvo para iniciar uma situação de abuso, tal como colocar comentários difamatórios. Quando o cyber-agressor finge ser o sujeito-alvo e diz coisas más sobre os amigos deste, pode fazer com que esses amigos o rejeitem.

Fonte: www.cybertraining-project.org/book/pt/page.php