95% dos portugueses que usam redes sociais têm Facebook

18-03-2014 18:06

Noventa e cinco por cento dos portugueses que usam redes sociais têm conta de Facebook, sendo a rede com maior número de utilizadores em Portugal, segundo um estudo da Marktest: "Os portugueses e as redes sociais".

Já com perfil no Youtube, rede que surge em segundo lugar, estão 38,9 % dos utilizadores destes sites, enquanto no Google+ - que muitos apontam estar a "roubar" utilizadores à rede de Zukerberg - estão 34,1%.

Um estudo divulgado este ano por um gurpo de investigadores da universidade norte-americana de Princeton compararam a rede social a uma doença infeciosa que se espalhou e que estaria agora em vias de desparecer, podendo perder até 80% dos utilizadores até 2017.

O Facebook apressou-se a comentar o estudo, divulgando uma pesquisa realizada usando os métodos semelhantes dos investigadores de Princeton (pesquisa no Google), que revelava que a universidade norte-americana iria deixar de existir em 2021.

De acordo com a rede social, nem o Facebook, nem a Universidade de Princeton deverão acabar tão cedo.

Segundo o estudo da Marktest, o Facebook é indicado pelos inquiridos como a página de internet de referência dos sites das redes sociais e aquele mais credível, a uma larga distância dos outros, considerando-o como "mais credível" e que "informa melhor", sendo que, em termos médios, os detentores de conta nesta rede têm uma rede de 346 amigos.

Os utilizadores justificam que criaram a sua conta de Facebook para "manter contato com pessoas que estão longe", ao mesmo tempo que consideram ser a rede "mais viciante".

Já de acordo com o estudo Bareme Internet, igualmente da Marktest, que compilou dados entre 2008-2013, o número de utilizadores que acedeu ao Facebook tem vindo a crescer desde 2010. O site que analisa as redes sociais, o 'socialbakers.com', revela na sua página que em Portugal os utilizadores masculinos e femininos ocupam a mesma percentagem, 50%, sendo que a faixa etária que mais frequenta a rede situa-se entre os 25 e 34 anos.

A marca que mais fãs tem no Facebook em Portugal é a Missão Sorriso, com 1.011.263 "gostos", seguida da Samsung Portugal (894.106), da MEO (820.088), do Chef Online (777.360) e em quinto aparece a TMN, com 56.032.

A página de Cristiano Ronaldo lidera o 'ranking' nacional de páginas com maior número de fãs (1.024.413 "gostos"), enquanto em celebridades a apresentadora Cristina Ferreira (TVI) lidera a lista, com 780.750 gostos.

O presidente dos Estados Unidos Barak Obama lidera a lista dos políticos que em Portugal tem mais "likes", com 248.616, com Aníbal Cavaco Silva a surgir em segundo, com 161.158.

Entre os marcos mais importantes da rede desde a sua criação encontra-se o dia 18 de maio de 2012, com a entrada no mercado de ações da Nasdaq, arrecadando 16 mil milhões de dólares na sua oferta pública inicial de ações, tornando o sétimo maior lançamento em bolsa de valores do mundo.

Apesar da entrada em bolsa, Mark Zuckerberg é dono de 533,8 milhões de ações (cerca de 28% do total), ficando com 56,9% dos direitos de voto total do Facebook.

A rede social Facebook garantiu em 2013 um lucro de 1,5 mil milhões de dólares (1,09 mil milhões de euros), resultados mais substanciais do que os previstos e que confirmam um amento dos rendimentos, em particular na publicidade móvel.

 

Fonte: Diáriodenoticias.pt, 4 de fevereiro de 2014